ZIGZAG

2001   2002   2014

              Zigzag é uma obra in situ composta por balizas (blocos de madeira) tubos de cobre e tubos de vidro que teve por referência e estudo o piso da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Brasil no período em que cursei o mestrado em Artes Visuais. O piso de parquê daquele espaço expositivo possui três diferentes configurações que atribuem singularidade  tonal e de "trama" gráfica a cada uma delas. E foi isso que me moveu a encontrar uma conexão entre as peças que elaborava com e dentro daquelas tramas e singularidades.
           Ao longo do piso existem quatro diferentes tamanhos  de parquês que são: 7 X 21 cm, 7 X 14 cm, 7 X 7 cm e 7 X 7 X 7 cm no caso das peças triangulares. A partir disso adotei os 7 centímetros como medida padrão ou como uma "tônica". Assim eu "dobrei" para cima os 7 cm e transformei esta medida da largura em altura para todas as balizas que elaborei .  O mesmo raciocínio apliquei  tanto para as peças em tubo de cobre (com secção circular externa de 6mm) cujo comprimento máximo era de 91 cm quanto para os tubos de vidro que possuíam 7 cm de comprimento e secção circular interna de 7mm. 
            As principais noções que eu trabalhei nesta obra foram a de conexão e a de continuidade da linha.  Essa linha se "materializa" desde as frestas entre cada parquê até o percurso que o espectador "desenha" dentro do trabalho ao percorrê-lo. Desse modo o piso é o emergedouro que inspira e impulsiona o trabalho desde a seu estudo e preparação até a sua fruição. Precisamos nos deixar atrair para o seu interior para vivenciá-lo. Assim nós somos os caminhantes e a parte viva deste trabalho.

          Assim como a noção de linha também a noção de ponto me conduziu durante a montagem da iluminação. O "foco" desta foi para a arquitetura da sala criando pontuações de luz que quando possível atingiam a montagem somente de maneira indireta criando uma iluminação mais difusa. 
         Em 2001 esta obra foi montada na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre para minha defesa de Dissertação de Mestrado após dois anos de estudos.
            No ano de 2002 fui convidado a expô-la naque mesmo espaço expositivo. Neste mesmo ano apresentei-a na Galeria de Arte da FEEVALE no estado do Rio Grande do Sul.
           Em 2011 e 2014 montei-a para fins de estudo em meu ateliê. No ano de 2011 acrescentei vidro incolor  transparente e em 2014 apresentei-o como projeto para montá-lo no Museu de Arte do Rio Grande do Sul na cidade de Porto Alegre, Brasil. A escolha deste Museu deve-se ao fato de possuir em todas as suas salas expositivas piso de parquê com diferentes configurações e dominâncias tonais.


           Zigzag is an in situ work composed of beacons (wooden blocks) copper tubes and glass tubes that had as reference and study the floor of Pinacoteca Barão de Santo Ângelo of the Institute of Arts of the Federal University of Rio Grande do Sul in Brazil in period in which I attended the master's degree in Visual Arts. The parquet floor of that exhibition space has three different configurations that assign tonal singularity and graphic "plot" to each one. And that was what moved me to find a connection between the pieces I made with and within those plots and singularities.
             Along the floor there are four different parquet sizes which are: 7 X 21 cm, 7 X 14 cm, 7 X 7 cm and 7 X 7 X 7 cm in the case of triangular pieces. From then on I adopted 7 centimeters as a standard measure or as a "tonic". So I "folded" the 7 cm upwards and transformed this measure of width into height for all the beacons I made. The same reasoning applied to both copper tube parts (with 6mm external circular section) whose maximum length was 91 cm and to glass tubes that were 7 cm long and 7mm internal circular section.
             The main notions that I worked on in this work were the connection and the continuity of the line. This line "materializes" from the cracks between each parquet to the path that the viewer "draws" within the work when going through it. In this way, the floor is the fountain that inspires and drives work from its study and preparation to its enjoyment. We need to allow ourselves to be attracted to its interior to experience it. So we are the walkers and the living part of this work.

             Just like the notion of line, the notion of point led me during the assembly of the lighting. The "focus" of this was on the architecture of the room creating scores of light that when possible reached the assembly only indirectly creating a more diffused lighting.
           In 2001 this work was assembled at the Pinacoteca Barão de Santo Ângelo of the Arts Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul in Porto Alegre for my defense of a Master's Dissertation after two years of studies.
              In 2002, I was invited to exhibit it in the same exhibition space. That same year I presented it at the FEEVALE Art Gallery in the state of Rio Grande do Sul.
          In 2011 and 2014 I set it up for study purposes in my studio. In 2011 I added clear colorless glass and in 2014 I presented it as a project to assemble it at the Rio Grande do Sul Museum of Art in the city of Porto Alegre, Brazil. The choice of this Museum is due to the fact that it has parquet floors in all its exhibition rooms with different configurations and tonal dominances.

Agradecimento especial | special thanks to

Hélio Fervenza

2001

2014

2002

zigzag 2001, balizas (blocos de madeira), tubo de cobre e tubo de vidro. vista parcial | beacons (wooden blocks), copper tube and glass tube | partial view (dimensão variável) |(variable dimension] Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Porto Alegre Brasil

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zigzag teto | ceiling

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balizas (blocos em madeira), tubo de cobre e tubo de vidro | beacons (wooden blocks), copper tube and glass tube

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zigzag 2014, detalhe com a adição de laminas de vidro transparentes incolores e de acrílico colorido transparente Estudo no ateliê | detail with the addition of clear colorless glass sheets and transparent colored acrylic sheets. Study in the artist's studio.

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zigzag 2014 estudo desenvolvido no ateliê do artista a partir de réplica de piso da Sala 1 do Museu de Arte do Rio Grande do Sul | Study developed in the artist's studio from floor replica of the Room 1 of the Museum of Art of Rio Grande do Sul

zigzag 2014 estudo desenvolvido no ateliê do artista a partir de réplica do piso da Sala 2 do Museu de Arte do Rio Grande do Sul | Study developed in the artist's studio from floor replica of the Room 2 of the Museum of Art of Rio Grande do Sul

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vista | view 4 blocos de madeira, tubos e lâminas de vidro incolor transparente e lâminas de acrílico | wooden blocks, tubes and slides of clear colorless glass and colored acrylic sheets

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zigzag 2014 estudo desenvolvido no ateliê do artista a partir de réplica do piso Sala 3 do Museu de Arte do Rio Grande do Sul | Study developed in the artist's studio from floor replica of the Room 3 of the Museum of Art of Rio Grande do Sul

zigzag 2002 na Galeria de Arte da Universidade FEEVALE, Brasil | at the FEEVALE University Art Gallery in Brazil

O teto e a iluminação desenhada especificamente para esta montagem | The ceiling and lighting designed specifically for this assembly.

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zigzag 2002 estudo no piso de meu antigo estúdio do artista | study on the floor of my old studio.

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